dicas de como usar cintos femininos

Antes considerado apenas um elemento funcional, o cinto se tornou um acessório, assim como as joias, muito requisitado. O motivo? Ele é capaz de valorizar o corpo e ainda modifica as roupas, aumentando a possibilidade de criar novos looks sempre.

Porém, para conseguir acertar e criar efeitos diferentes com a peça, você precisa conferir nossas dicas de como usar cintos femininos!

Ah, se você é nova nesse assunto, tudo bem! Aconselhamos que você inicie sua coleção com três tipos de cinto: um fino, um mais largo e um médio, que seja ou tenha detalhes metálicos. Com essas opções, você será capaz de reproduzir qualquer uma das nossas indicações. Vamos começar?

1. Cinto com calça jeans

Essa é a combinação que você mais vê por aí, certo? Mas a verdade é que ela não precisa ser óbvia. Ou seja, nela, o cinto deve ser um acessório cheio de estilo.

No jeans, ele pode ser utilizado para criar contraste entre a blusa e a calça e adicionar alguns detalhes — nesse caso, vale apostar em cintos com pedrarias e nos coloridos. Ele também é ideal para marcar a cintura quando a blusa é mais larga e a calça não tiver um cós muito alto.

Outra vantagem que muitas mulheres esquecem é que um acessório pode dar um up no look e até deixar o seu jeans mais chique para um encontro.

2. Cinto com vestido

No vestido, o cinto tem várias funções, como atuar apenas como um detalhe para variar um look ou criar um contraponto de cor com o sapato. Um vestido justo preto, com cinto fino em tom azul e sapato vermelho, por exemplo, cria um jogo de cores complementares muito interessante, sem ser chamativo demais.

em peças mais soltas, ele serve para demarcar a cintura, podendo ficar à mostra ou não. Pode, até mesmo, ajudar a encurtar a peça, sem recorrer à tesoura! Nesse caso, a melhor opção sempre será um mais fino.

3. Cinto com cardigã

O cardigã é a peça curinga do guarda-roupa, ideal para a meia estação. Mas ele fica ainda mais interessante adicionando um cinto na linha da cintura, por cima do casaquinho.

Com esse truque, além de delinear sua cintura, você ganha mais uma forma de utilizar o cardigã e deixar o look bem romântico. Se a blusa não for muito trabalhada, vale adicionar um cinto médio ou fino com detalhes por toda a correia e uma fivela mais simples, para não deixar a combinação pesada ou grosseira.

4. Cinto com shorts

Cinto só para evitar que a peça caia, nunca mais! Com os shorts, os cintos são liberados e ajudam a deixar qualquer peça básica mais ousada.

Independentemente do cós ser baixo ou alto, a dica de adicionar o cinto funciona — porém, algumas observações ajudam a deixar a composição mais moderna: os cintos finos são ótimos para as peças com pegada vintage, já os médios vão bem com os tradicionais e as hot pants.

Quanto aos cintos largos em couro, por exemplo (aqueles com fivela, que são tendência do estilo boho, e os em tecido) vão bem em bermudas do mesmo material.

5. Cinto com o look do escritório

No trabalho, o cinto está liberado e, inclusive, cria um ar mais profissional, se combinado corretamente. Pode ser usado por cima do blazer, a exemplo do cardigã, e com roupas de alfaiataria, como calças, vestidos e saias.

Para acertar, empregue as fivelas mais simples, os básicos e metalizados discretos. Já no tamanho, todos são bem-vindos, desde que estejam em combinações corretas, como as indicadas acima.

Como você viu, o cinto pode, sim, tornar-se um aliado para qualquer hora, mas é preciso cautela. Assim, a melhor forma de usá-lo e modernizar o seu look é investir no modelo que mais valoriza o seu corpo — evitando dividir a silhueta — e a roupa que está usando.

Lembre-se, também, de apostar no toques metalizados, envernizados, com estampas de animais e, claro, o básico, que nunca sai de moda!

Gostou destas dicas de como usar cintos femininos? Quer receber mais como estas? Então, assine nossa newsletter e receba o que mais gosta de ler no seu e-mail!