Entenda melhor a simbologia das alianças de relacionamento

Muitas pessoas desconhecem a simbologia das alianças, mesmo usando-as diariamente. Por exemplo: você sabia que elas são utilizadas desde o Antigo Egito e, ao longo dos anos, foram adaptadas para se tornar um dos principais símbolos do matrimônio?

Para ajudar você a entender seus significados e conhecer mais sobre a origem do adereço, preparamos este artigo que conta a história e qual a finalidade das alianças de namoro, noivado e casamento. Vamos lá!

Origem e história

Historiadores afirmam que os anéis como adereços surgiram no Antigo Egito e representavam diversos aspectos da sociedade da época, tais como servir como símbolo de status, talismã pessoal e promessa de amor.

Durante a conversão ao cristianismo no período greco-romano, os cônjuges passaram a ostentar as alianças no quarto dedo da mão esquerda, que oficializava a relação e mostrava que o homem tinha a posse da mulher.

A partir do século IX, a igreja cristã adota a joia como símbolo de amor e fidelidade e, atualmente, por meio do ato solene, a troca dos anéis representa, além do amor e fidelidade, o companheirismo, a cumplicidade e a eternidade.

A simbologia das alianças

Ao iniciarmos uma nova história com outra pessoa, sentimos a necessidade de oficializar cada etapa — e não existe nada mais emblemático do que representar a relação usando alianças, não é mesmo?

Entenda agora qual é o momento certo para usar o anel de namoro, noivado e casamento e quais são os materiais mais utilizados para confeccioná-las!

Aliança de namoro

Ao entregar uma aliança para a pessoa com quem está namorando, significa que você está gostando de conhecê-la mais intimamente e que pretende investir na relação. Oficialmente, o anel não tem representatividade alguma perante a sociedade, sendo apenas uma troca muito particular entre os parceiros.

Em geral, as alianças de namoro são confeccionadas em prata e costumam ser usadas no dedo anelar da mão direita — o mesmo que vai ostentar o anel de noivado!

Aliança de noivado

As alianças de noivado têm maior significado para o casal. Quando o homem entrega o anel para a mulher, ele tem a intenção de pedi-la em casamento e, assim sendo, oficializar a união.

A aliança de noivado costuma ser feita em ouro e apresenta uma ou mais pedrinhas de brilhantes incrustadas em sua superfície. Ela é usada até o dia do casamento e também deve ser usada no dedo anelar da mão direita.

Aliança de casamento

Segundo a tradição cristã, o anel da mão direita passa para a mão esquerda a fim de oficializar a relação perante Deus e a sociedade (e, também, porque o adereço está mais próximo do coração).

As alianças de casamento são confeccionadas em ouro, que pode ser o amarelo, o rosê ou o branco. Normalmente, os nomes dos cônjuges são gravados na parte interna do anel, assim como a data do casamento.

Conhecer a simbologia das alianças e saber como e quando se deve usá-las é a melhor maneira para ostentar o símbolo de respeito e fidelidade e mostrar ao mundo que o amor entre duas pessoas é algo que sempre deverá prevalecer!

O que achou de saber mais sobre esse símbolo tão importante da nossa sociedade? Que tal, então, saber ainda mais sobre joias e outros personagens essenciais da moda? Conheça as tendências da moda primavera verão 2019 agora mesmo!