Conheça os tipos de relógios e quando usar cada um deles

Não é de hoje que o homem tem a necessidade de contar as horas, e é por esse motivo que, ao longo do tempo, foram inventados vários tipos de relógios. No ano de 1500 a.C., no Antigo Egito, foi inventado o primeiro relógio de sol do qual se tem registro.

O tempo era marcado por um grande objeto feito em pedra no formato da letra T, cuja a sombra da parte superior indicava a hora. Ainda no Antigo Egito, por volta de 500 a.C., o homem inventou o relógio de água (clepsidra), que tinha dois recipientes de água que contavam as horas com a ajuda de uma escala.

Em seguida, surgiu o relógio de areia (ampulheta), que fazia a contagem do tempo por meio de dois cones transparentes. No século XIX, na Alemanha, o relógio de bolso foi criado e, anos mais tarde, o brasileiro Santos Dumont popularizou o acessório de pulso que é usado até os dias de hoje!

Assim sendo, o relógio de pulso se tornou artigo essencial para a contagem do tempo e, ainda, ganhou status de moda e estilo para diversas ocasiões. Então, a seguir você confere quais são os tipos de relógios de pulso mais comuns e quando se deve usar cada um deles!

Social

O relógio social com pulseira de couro é elemento indispensável do guarda-roupas feminino ou masculino, pois ele é clássico e agrega requinte ao look. O modelo é ideal para situações mais formais, de preferência que aconteçam no horário noturno.

Casual

O relógio casual é uma excelente opção para ocasiões informais e ambientes mais descontraídos. Geralmente, ele apresenta pulseira de nylon, borracha ou couro, porém sem as linhas minimalistas das versões sociais.

Esportivo

O modelo esportivo costuma ser mais usado para a prática de esporte, porque normalmente é feito com pulseira de borracha e apresenta design mais arrojado que os demais. É possível encontrar versões coloridas, que podem ser usadas em academias, clubes, pistas de corridas etc.

Aço

O relógio de aço é muito eclético, pois pode ser usado em situações mais ou menos formais. Ele coordena com vários estilos de roupas e é encontrado em tamanhos diferenciados. Contudo, lembre-se que na praia ou em um evento de gala, ele não é a melhor opção!

Digital

Entre os tipos de relógios existentes, ainda podemos destacar os digitais, que funcionam à base de mecanismo eletrônico e mostra as horas por meio de visores. Eles são muito populares e, por esse motivo, não devem ser usados em ambientes formais.

Smartwatch

O modelo smartwatch representa a nova geração de relógios, pois ele está conectado ao smartphone o tempo todo. Desse modo, é possível receber notificações, atender chamadas e enviar mensagens apenas levando-o no pulso. Entretanto, o relógio smartwatch deve ser usado somente em situações não muito formais!

Conhecendo os variados tipos de relógios disponíveis no mercado, você vai ver que é possível usá-los nas mais diversas situações sem perder a elegância e o trato que cada uma delas pede. Então, não perca mais tempo e comece a montar a sua coleção de relógios agora mesmo!

Se gostou do post sobre os tipos de relógios, deixe o seu comentário para que possamos saber da sua opinião!