Veja 5 diferenças entre pedra natural e pedra sintética

As joias são elementos reconhecidos pela sua beleza intrínseca e por roubar a atenção de qualquer look, com pouco esforço, por isso são muito utilizadas na confecção de acessórios. No entanto, diversas pessoas têm dificuldade de perceber as diferenças entre pedra natural e pedra sintética, e isso é totalmente comum.

Além disso, as gemas sintéticas apresentam muitas semelhanças com as naturais, de modo que a distinção não é tão intuitiva. Entretanto, é possível identificá-las de acordo com o seu brilho, durabilidade, entre outras características.

Pensando em ajudar você a diferenciar com mais facilidade a natureza das pedras usadas nas suas joias, montamos uma lista com as 5 principais diferenças entre a gema natural e a sintética. Tem interesse em saber mais? Então, é só continuar acompanhando este post!

1. Local de formação

As gemas de origem natural são resultados da combinação aleatória e sem interferência humana de elementos químicos, enquanto que as sintéticas são feitas pelo homem em laboratórios, a partir de materiais encontrados na natureza.

Mesmo apresentando consideráveis semelhanças fisicamente, suas composições químicas são totalmente distintas, assim como os seus períodos de formação.

2. Brilho

Além disso, é possível notar a diferença de origem das pedras de acordo com a refração da luz. O brilho de uma gema natural costuma ser mais forte e mais bonito, quando comparado à luz refratada nas peças sintéticas. Dessa maneira, ao realizar uma compra, é possível ter o auxílio da luminosidade ambiente ou externa para identificar o tipo de joia que está levando.

3. Tempo de formação

Como você viu, as pedras naturais têm um tempo de formação muito maior que as outras. O seu tempo varia conforme o estilo, cor e formato da joia, podendo ser semanas, meses, anos ou mais de décadas. Enquanto isso, as gemas sintéticas costumam ficar prontas em, no máximo, um ano, antes de começar o processo de lapidação.

4. Durabilidade

Naturalmente, as pedras sintéticas têm uma durabilidade muito menor que a sua concorrente. Apesar de serem mais caros, os materiais produzidos pela natureza duram vários anos a mais. Por essa razão, eles podem ser passados de geração em geração, como muitas pessoas fazem, acrescentando valor simbólico à peça.

5. Raridade

Além do mais, como visto, as gemas naturais demoram mais tempo para serem formadas na natureza e, por isso, são consideradas mais raras. Pela praticidade e facilidade de se adquirir uma sintética, o seu valor também pode ser menor.

Entende-se como joia natural toda aquela formada pela natureza, sem interferência direta do homem, a partir do acúmulo de material inorgânico, oriundo de animais e vegetais, junto da decomposição de vários materiais, em uma determinada pressão.

Com a raridade de sua formação, alianças, anéis, braceletes, colares, entre outros acessórios, tornam-se muito mais especiais, principalmente quando são um presente.

Agora que você consegue identificar as principais diferenças entre pedra natural e pedra sintética, escolher a sua joia favorita se torna uma tarefa muito mais fácil, não é mesmo? Lembre-se sempre de priorizar pelas lojas especializadas nesse tipo de produto a fim de realizar uma compra segura!

E aí, gostou do post? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais para que seus seguidores também saibam as diferenças entre as pedras!