Uma das dúvidas mais comuns que passa na cabeça de quem, assim como nós, ama acessórios é “como saber a medida do colar?”. Geralmente, essas peças costumam variar de 35 a 90 centímetros; por isso, podem ser encontradas nos mais variados tamanhos. O importante mesmo é encontrar a medida ideal para combinar com o colo, valorizando essa área do corpo.
Por esse motivo, montamos uma lista de dicas para acertar no tamanho do colar, seja para você mesma ou para presente. Curiosa para conferir? Então continue a leitura este post!
Use uma régua
Uma das maneiras mais eficientes de checar o tamanho de um colar é usando uma régua ou fita métrica. O ideal é medir apenas o comprimento da corrente, descontando o tamanho do fecho, que costuma medir aproximadamente 1,5cm.
Você pode fazer isso com um colar que tem um bom caimento e, com base nessas informações, conseguir comprar uma boa peça pela internet ou sem experimentar em uma loja física.
Meça o pescoço com uma fita métrica
Se você não tiver um modelo de referência, é possível optar por medir o seu próprio pescoço e, assim, encontrar o tamanho do colar. Após tirar as suas medidas, calcule entre 5 e 10cm a mais, a fim de determinar o tamanho de uma corrente de comprimento médio.
No entanto, se o objetivo é uma gargantilha ou choker, o recomendado é apenas 2cm a mais que o pescoço. Para conferir se o item está em uma proporção adequada, vale a pena contar com a ajuda de um pedaço de barbante e medir em torno do pescoço.
Prefira a medida padrão
Uma forma de nunca errar é apostando na medida padrão, garantindo encontrar um colar de acordo com as suas preferências. Veja a seguir os tamanhos mais comuns de correntes.
Correntes de 35cm a 40cm
São aquelas mais rentes ao pescoço, que nem sempre precisam de um pingente para acompanhar, mais conhecidas como chokers ou gargantilhas. Além do mais, você pode usá-las com outros colares maiores, deixando o look ainda mais exuberante.
Correntes de 45cm a 50cm
Colares com esse tipo de corrente não costumam passar muito da altura da clavícula. São boas opções para usar em decotes, visto que o seu comprimento curto permite que apareça com qualquer tipo de roupa.
Correntes de 55cm a 60cm
Essas são as joias mais comuns e ficam próximas à altura do busto, dando mais destaque a essa região, combinando com a maior parte dos tipos de blusa, sempre com o seu toque de versatilidade.
Correntes de 65cm a 80cm
São aquelas que ficam na altura dos seios, dando um ar mais sensual para a produção, dependendo do tipo de decote utilizado. Depois de 80cm, as correntes ficam longas demais, sendo necessário dar duas voltas para encontrar um bom caimento.
Pegue outra corrente como base
Se ainda tiver em dúvida na hora de ir comprar um colar novo, leve como referência outro que você tenha e que goste da forma que ele veste. Desse modo, é muito mais simples encontrar um item que atenda às suas expectativas e complemente o seu look.
Preste atenção no tipo de pescoço e tamanho do busto
A função principal do colar é dar um destaque maior para a região em que fica o busto, colo e pescoço. Dessa maneira, encontrar um modelo que valorize mais os seus atributos é fundamental. Por essa razão, confira se o comprimento escolhido não dá uma impressão negativa ao formato do seu pescoço, nem interfere na forma como o seu busto se apresenta.
Agora que você aprendeu como saber a medida do colar corretamente, é hora de à busca de novos acessórios! Não deixe de procurar por uma loja reconhecida pela qualidade do seu produto e serviço, a fim de garantir encontrar os melhores adereços.
Curtiu o post? Então compartilhe essas dicas com seus amigos pelas redes sociais para que eles também encontrem o tamanho perfeito de colar para o seu visual ou para presente.