Não perca 5 dicas de como escolher anel de formatura perfeito

Eleger o melhor anel para simbolizar o término da faculdade é a preocupação da maioria dos formandos. Afinal, ele deve ser primoroso a fim de representar os anos de estudos e dedicação para a futura profissão. Mas você sabe como escolher anel de formatura que fique perfeito no seu dedo?

Durante o primeiro semestre de cada ano, aumenta a procura pela joia, pois essa é a época em que acontece a maioria das formaturas. Assim, adquirir o anel magnificente é a prioridade do futuro profissional e de muitos familiares também.

Para ajudar você a escolher o anel de formatura ideal, preparamos 5 dicas valiosas que vão fazer o acessório brilhar em sua mão. Vamos conferir?

1. Descubra qual é a pedra

Antes de mais nada, é importante saber que cada pedra usada no anel de formatura apresenta um significado diferente. Ou seja, toda a profissão ou área escolhida é representada por uma gema específica. Confira a seguir qual é a sua:

  • esmeralda — medicina, biomedicina;
  • rubi — direito, jornalismo e ciências humanas em geral;
  • safira azul — administração, artes cênicas e plásticas, comércio exterior e bioquímico;
  • granada — odontologia;
  • água-marinha — economia;
  • ametista — moda, hotelaria, história e geografia;
  • topázio — farmácia e filosofia.

2. Escolha o formato

Escolher o formato do anel é tão importante quanto saber qual é a cor da pedra, pois o acessório deve ficar perfeito no dedo. Por exemplo, quem tem dedos longos e finos deve optar por modelos grossos e horizontais para equilibrar a delicadeza das mãos.

As pessoas de dedos curtos e grossos devem escolher os formatos verticais a fim de alongá-los. Vale ainda lembrar que as mãos largas pedem anéis grandes e as pequenas exigem os menores!

3. Personalize o anel

O acessório costuma ser confeccionado em ouro amarelo, rosê ou branco — ou ainda em prata — e pode conter apenas uma gema maior ou várias pequenas incrustadas na peça. Muitos formandos gostam de personalizar a joia para agregar mais beleza e sofisticação ao acessório.

É possível ter a pedra de corte mais clássico com o formato de anel mais moderno ou vice-versa. Também existe a possibilidade de utilizar os símbolos referentes às profissões, como a coruja, que representa o curso de filosofia.

4. Verifique o tamanho

O anel de formatura é usado normalmente no dedo anelar da mão esquerda e precisa ser do tamanho exato. Isso garante que o adereço fique confortável — ou seja, nem largo ou tão justo demais.

O ideal é provar os tamanhos na loja até encontrar aquele que caiba melhor no dedo. Contudo, se for adquirir o anel de formatura em lojas online, certifique-se de que sabe o número padrão do seu dedo (17, 18 etc.), pois assim será mais fácil acertar a medida.

5. Pesquise os valores

Outra dica valiosa de como escolher anel de formatura é pesquisar os preços do acessório no mercado. Apesar de ser uma joia, a peça deve estar de acordo com o que você pode pagar. Portanto, avalie as suas condições e pesquise os valores oferecidos em lojas ou por joalheiros particulares.

Enfim, ao saber como escolher anel de formatura e seguir as dicas que trouxemos neste post, você vai encontrar a joia perfeita para o seu dedo. Afinal, ostentar o adereço representa a luta de todo estudante, bem como o orgulho que temos de ter escolhido a profissão correta!

Entre em contato com a Alcidino e descubra as opções de anéis e outras joias disponíveis para você!