Bodas de Casamento

Ao casarmos com a pessoa que escolhemos para dividir os momentos de alegria e de tristeza ao longo da vida, queremos celebrar dia após dia o sucesso da relação, não é mesmo? A partir da oficialização da união, os casais começam a comemorar a data todos os anos, e a isso dá-se o nome de bodas de casamento.

Para entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo que conta a origem da festa e de qual maneira é possível presentear o cônjuge. Continue a leitura e descubra algumas curiosidades sobre as bodas de casamento!

Entenda o que são bodas de casamento

Como o dia do casamento fica marcado na vida do casal, ele deve ser lembrado a cada doze meses, a fim de reforçar os laços de fidelidade e cumplicidade entre duas pessoas que se amam!

A palavra “boda” tem origem no termo em latim “vota” e significa “promessa”, entretanto, como refere-se aos votos matrimoniais entre duas pessoas, o termo é comumente usado no plural “bodas”.

Sério: existem bodas mensais?

Assim como as bodas de casamento são comemoradas todos os anos, existem também as bodas mensais, nas quais os casais comemoram mês a mês o dia em que se casaram, principalmente os recém-casados.

Em geral, eles presenteiam-se com mimos leves e divertidos, sendo que a brincadeira começa logo nos primeiros trinta dias:

  • primeiro mês – bodas de beijinho;
  • segundo mês – bodas de sorvete;
  • terceiro mês – bodas de algodão doce;
  • quarto mês – bodas de pipoca;
  • quinto mês – bodas de chocolate.

Ainda é possível citar plumas, purpurina, entre outros itens doces e engraçados que compõem a lista até que se complete um ano, quando são comemoradas as Bodas de papel!

Conheça as simbologias das principais Bodas de Casamento

A partir daí cada ano vai ser simbolizado por um material que representa significados diferentes. Conheça quais são os principais elementos das bodas de casamento!

Bodas de papel

O papel simboliza o primeiro ano de união, pois representa a fragilidade de uma relação que ainda está no início. Você pode presentear a pessoa amada com cadernetas para anotações, ingressos para uma partida de futebol ou para assistir um show de música que ambos gostem, por exemplo.

Bodas de madeira

A madeira representa a solidez de um casamento de 5 anos e sinaliza mudanças na vida do casal, como filhos, mudança de casa, novos rumos profissionais etc. Painel para guardar ferramentas para ele e um belo quadro para decorar o quarto para ela são ideias de mimos bem interessantes!

Bodas de estanho

O estanho tem como objetivo simbolizar a união que completa 10 anos, pois ele é a liga que une outros metais. Surpreenda o cônjuge com uma bela viagem romântica, na qual participem apenas os dois.

Bodas de porcelana

Ao completar 20 anos de casamento, a porcelana vai indicar que a relação é resistente, mesmo depois de muitas “pedras no meio do caminho” encontradas pelo casal. Presenteie com objetos decorativos de porcelana ou até joias feitas no material, como pêndulos, por exemplo!

Bodas de prata

A prata é a representação máxima dessa data, porque mostra a solidez e o brilho que 25 anos de união merecem. Além de almoços ou jantares junto aos familiares, a dica é tocar alianças de ouro branco com a pessoa amada, a fim de renovar os votos!

Bodas de ouro

Não há como negar que 50 anos de casamento merecem ser celebrados com o metal mais nobre que existe: o ouro! O elemento representa a rigidez, a durabilidade e a riqueza que somente uma relação sólida apresenta ao longo de tantos anos.

Portanto, não hesite em investir em uma bela aliança de ouro amarelo ou ouro rosê, que confere nobreza, beleza e sofisticação ao dedo que ostentará a peça valiosa! Um anel de safira também é uma excelente opção, e seu cônjuge vai adorar.

Enfim, as bodas de casamento devem ser celebradas não apenas pelo casal, mas também pelos familiares e amigos que fazem parte da vida dos cônjuges. Comemore, participe e presenteie cada ano vivido junto da pessoa amada!

Entre em contato com a Alcidino e conheça as joias e acessórios para dar de presente nas bodas de casamento!